Mamoplastia Redutora
A mama guarda íntima relação com a sexualidade feminina. Quando uma mulher busca por uma mamoplastia é porque está insatisfeita com aparência de suas mamas em termos de volume, forma ou consistência. Alterações nas mamas podem influenciar diretamente no comportamento, na autoestima, na vida sexual, afetiva e até profissional da mulher. Adequar o formato, o tamanho e o aspecto das mamas a um padrão estético é algo legítimo e que faz parte da busca íntima de qualquer mulher.
As mamas aumentadas de tamanho podem ser classificadas em hipertróficas ou, em casos extremos, com grandes volumes, chamamos de gigantomastia. Geralmente, o aumento do volume está associado à ptose da mama (queda), que também é uma queixa frequente no nosso dia a dia. Além do constrangimento estético, é comum o aumento mamário levar a dores cervicais e na coluna torácica.
Mamoplastia redutora é a redução do volume mamário, por meio de cirurgia, quando esta se apresenta aumentada. Neste tipo de procedimento, são retirados os excessos de pele, tecido glandular e gordura. As técnicas cirúrgicas, que determinam o tipo e o tamanho da cicatriz, variam em função do volume mamário e do grau de flacidez cutânea. Dependendo da técnica empregada, pode-se obter cicatrizes em forma de “I“, “L“ e “T” invertido. Para mamas muito grandes e caídas, em geral utiliza-se a técnica em “T” invertido. Quando as mamas são menores e caídas, podem ser adotadas as técnicas em “I” ou “L”, que deixam cicatrizes menores. Lembramos que a assimetria entre as mamas é totalmente normal, muitas vezes decorrentes da caixa torácica, coluna vertebral e do próprio formato da mama.
A avaliação física da paciente que irá se submeter à cirurgia redutora das mamas inclui: o biotipo da paciente (estatura, peso, medida do tórax), exame da pele mamária (elasticidade, estrias, flacidez), verificação do excesso de parênquima e palpação da mama. Também sempre solicitamos exames de imagem (ultrassonografia e mamografia), além de uma avaliação da saúde das mamas por um mastologista.
Geralmente para este tipo de cirurgia usamos anestesia geral. A duração da cirurgia é, em média, 3 horas.
Leia mais sobre o assunto em : https://clinicavr.com.br/procedimentos/mamoplastia-redutora/
Deixar um comentário